terça-feira, 12 de julho de 2022

ALENTEJO TERRA SONHADA

 


Sou nascido no Alentejo
Meu berço foi a Olaria;
O campo de Viana beijo!
Em Évora conquistei desejo,
Tenho Setúbal por companhia.

Adoro a planície Alentejana
E todo o belo Povoado;
Revejo-me naquela força humana
Numa Província Transtagana,
Fértil em agricultura e montado.

Com igrejas e monumentos
Tem Nossa Senhora D´Aires no Altar;
Para orar e pedir bons momentos
Quando surgem sofrimentos!...
Que atormentam o viver a brilhar.


Na Capital Eborense, foi meu sonhar,
Como Geraldo, o sem Pavor, libertei
A imagem de quem quer caminhar!
Pelo Convento de Santa Clara a planear
A vida que noutro tempo desbravei.

O Rio Sado, na corrente me abraçou 
Na Avenida Luísa Todi a lutar;
A visão do olhar de luz iluminou
Cujo pensamento nestas águas acordou,
Um novo poema para escrever e cantar!


Setúbal, 12/07/2022
Inácio José Marcelino Lagarto


Sem comentários: