quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

VIDA ENAMORADA


Senti a vida com paixão
Sonhando com a Natureza
Que hoje guardo no coração
Na força que vem da certeza

I
Quando era pequenino
Extraia da terra o barro;
Cortava o mato e o chaparro
Sem escolha ao destino.
Talvez por não ser ladino
Já aprendia uma profissão...
Estendia argila no chão
E com as mãos fazia de tudo!
Na escola seguia o estudo
Senti a vida com paixão.
II
Entre riso magoado
Fui lutando pelo caminho;
Nunca sendo um coitadinho
Pela mãe fui bem amado.
Meu futuro foi mudado...
Para fugir à estreiteza!
Fui moldando a tristeza -
Nos cursos deixei o cismar!...
Na banda partilhei o tocar,
Sonhando com a Natureza.
III
Choradas as crenças sombrias
Em Évora abriu-se a janela;
Pintei o sonho de aguarela
E a palavra com magia,
Gritei... Por um novo dia!
Foi calada a escuridão
Com a grandeza da lição
Unindo o amar, que mora na mente
Com o namorar, alma de gente,
Que hoje guardo no coração.
IV
Setúbal, de poetas e cantores,
Estendeu-me o manto da verdade;
De bancário trago saudade -
Vêm do Rio velhos amores.
Como Bocage, escrevo minhas dores,
Mantenho a chama da luz acesa,
Entre amigos troco a firmeza
E na UNISETI voltei a estudar
Quero ver solidão acabar
Na força que vem da certeza.

Setúbal, 16/02/2010
Inácio Lagarto


Sem comentários: