quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SOU DO SUL


Sou português, sou do Sul,
Tive colo no Além Tejo;
Adoro o mar, por ser azul,
No Litoral me revejo.

Sou da planície verdejante,
Da polifonia dos cantares;
Aquecido ao Sol brilhante,
Nasci da cepa e pomares.

Filho da Vila e do trabalho,
A poesia dá-me ensejo;
Comi açordas de alho -
Com coentro ou poejo.

Brinquei em «Campo Transtagano»,
Trepei ao rude chaparro;
Sou um fruto Alentejano,
Vi lavrar terras de barro.

Colhi bolota da azinheira
E, amora do silvado;
Vi ceifar, hábil ceifeira
Como, pastor a guardar gado.

Dos Godos, trago história
E da vida, a geração;
Correm nas veias, a memória...
Sou escravo da razão!

Com passado desconhecido,
Judeu - Mouro por descobrir!!...
Árabe enriquecido,
Fui forjado, sem partir.

Sob «Abóbada Celestial»,
Na partilha da unidade...
Só as aves, afinal,
Vivem da bela liberdade!



Setúbal, 02/10/2006
Inácio Lagarto

1 comentário:

PVieiraLagarto disse...

Muitos parabéns pelo pai que tens sido e és. A tua força surpreende-me e dá-me coragem mas a mamã sabia que ia ser assim ... Agradeço a Deus pelos pais que tenho.

Muitos parabén pelo blog e pelos maravilhosos poemas. Mas que conhecimentos informáticos!!!!